sexta, 25 de janeiro de 2019

A importância do Monitoramento de TI

O Monitoramento de Infraestrutura da TI consiste em executar rotinas de verificação nas estações de trabalho, servidores, storages, switches, roteadores, firewalls e backups dentro do ambiente de TI. Desta forma, é assegurada a integridade e disponibilidade da infraestrutura, para que o usuário não precise se preocupar com manutenção e possa manter seus esforços em seu core business.

E, para garantir o bom andamento de todos esses recursos, a equipe de TI precisa ser minimalista, exigente e responsiva — afinal, o mínimo problema em uma das “engrenagens” da TI pode gerar muita lentidão e até paradas inesperadas. Quer conhecer mais? Então, saiba a importância do Monitoramento de TI.


A rotina básica de uma empresa sem monitoramento de TI

Em uma empresa, a TI é parte fundamental para que tudo funcione de acordo com o planejamento e deve ser reconhecida como uma aliada para o seu negócio.

Por isso mesmo, o monitoramento de TI se mostra muito importante. Quando a companhia o ignora, portanto, o que acontece é o seguinte:

1. Os funcionários de diversos setores começam a perceber leves maus funcionamentos, mas não os relatam;

2. A lentidão se intensifica, reduzindo a produtividade da empresa — mas o sistema ainda está operante;

3. Então, a área técnica liga o sinal amarelo — mas ainda não percebe a urgência da resolução dos problemas;

4. O sistema finalmente para de funcionar, e a empresa fica totalmente paralisada;

5. Uma equipe externa de TI identifica o problema, e a solução poderá demorar alguns dias;

6. Finalmente, a correção do problema é feita por uma equipe que não está habituada às necessidades da empresa, nem comprometida com as políticas de segurança e compliance, potencializando outros problemas, gerando o efeito cascata;

7. É muito comum, o profissional de TI não especializado atender uma necessidade, criando um ambiente cheio de puxadinhos, gerando muita complexidade e falhas constantes.

8. Então, a sua TI acaba ficando dispendiosa, problemática e cheia de dores de cabeça.

 

Por que o monitoramento de TI é tão importante

O custo para se restaurar um ambiente de TI que ficou indisponível é comprovadamente muito mais caro que aquele envolvido no processo de monitoramento. E, como sabemos, todo custo impacta no crescimento e sucesso do negócio. Há vários riscos em um ambiente não monitorado, principalmente a incerteza na identificação do problema. Sem monitorar a infraestrutura de TI, não há como saber onde está o problema e é, portanto, muito difícil isolá-lo.

Então como, exatamente, o monitoramento de TI pode impedir isso?

· Detecção de falhas ou degradações na infraestrutura da TI;

· Detecção de invasões ou comportamentos suspeitos dentro da rede corporativa;

· Rápida detecção e correção de problemas;

· Acompanhamento e otimização do ambiente de rede em tempo real;

· Redução de custos com atualização tecnológica;

· Evitar grandes períodos de improdutividade;

· Redução de prejuízo financeiro causado por falhas na infraestrutura da TI;

· Menor duração de paralisação das operações de seu negócio;

· Identificação proativa de linhas críticas de negócio que podem carecer de suporte em situação de indisponibilidade;

· Aprimoramento do nível do serviço atual;


Finalizando, é sempre importante se atualizar sobre tendências e tecnologias que auxiliam no monitoramento de TI. Consultorias, cursos e Especializações em TI sempre auxiliam muito no uso das melhores práticas e na obtenção de resultados de excelência.

Percebeu como o monitoramento pode aumentar a produtividade da sua empresa? Tem outras dúvidas? A OnSet conta com uma pacote completo de ferramentas para monitoramento de TI e você não paga nada a mais por isso. Deixe seu comentário e conte com a gente!